Livro “Azeitona” | Bruno Miranda (resenha)

resenha sobre o romance de bruno miranda azeitona

Como esse blog anda meio paradinho, tendo em consideração que minha vida artística também anda parada (por opção minha e necessidade), resolvi escrever aqui outras coisinhas que ando fazendo enqresenha sobre o romance de bruno miranda azeitonauanto não ilustro, aproveitando meu período de férias. Ando atualizando minha lista de leitura, o que tem sido muito bom e gratificante, pois há tempos não dedicava tanto tempo para mergulhar em um livro como venho fazendo agora. Confesso que ler é um dos meus prazeres preferidos (talvez o maior, seguido depois por desenhar), e quando gosto de um livro, minha vontade é contar para meio mundo o quanto aquele livro é bom.

Pois bem! Hoje, trago uma resenha para vocês (a primeira!) de um livro que me surpreendeu bastante, talvez por eu não ter dado tantos créditos ao autor, o que já foi uma bela injustica, pois gosto muito dele em outros aspectos do seu trabalho, como YouTuber, por exemplo. Mas, ao dar de cara com as primeiras páginas, percebi que ele não é só um bom e divertido YouTuber, mas um belo escritor e que tem tudo pra dar certo no gênero que ele se aventurou a escrever.
resenha sobre o romance de bruno miranda azeitona
Já de cara, vou dizer para que você se desamarre do preconceito com livros de Youtubers. O caso de “Azeitona” nada tem a ver com as “biografias” lançadas por aí. É uma história muito bem construida, divertida e cativante, onde Bruno Miranda, o autor, nos leva a refletir sobre muitas coisas que passam longe de serem fantasiosas. Vou colocar aqui a sinopse antes de fazer minhas considerações sobre a história:
Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.
Por ser uma história que envolva adolescentes no enredo, pode ser que traga um pouco de preguiça em quem não gosta do tema, mas não, não se entregue logo de cara. Mesmo que a história gire em torno de Ian e Emília, que são dois adolescentes ainda muito inseguros e incertos sobre as próprias vidas, esses questionamentos criam todo o cenário para que possa se desenrolar a confusão que permeia todo o livro, que é, justamente, o fato de inventarem uma gravidez em troca de um cachê absurdo.
É interessante acompanhar como eles lidam com as consequências das próprias escolhas, tendo as vezes, até um certo ar de maturidade por parte do Ian em se preocupar tanto com a irmã e com o sobrinho que logo vai chegar. Ao mesmo tempo, é extremamente engraçado como tudo vai acontecendo, e Bruno Miranda conseguiu transmitir todo o seu senso de humor que antes era somente visto no Youtube, em pequenas tiradas irônicas e ácidas que ele solta ao longo da história. Além disso, Bruno consegue detalhar bem as cenas sem que elas se tornem cansativas, e isso permite que todas as cenas possam se enlaçar de forma bem coesa.
Quando o livro chega ao clímax, onde tudo parece dar errado na vida das personagens, a gente é capaz de sentir todos os pensamentos que passam na cabeça de cada um deles e cheguei a ficar comovida em alguns momentos. Por fim, o desfecho não tem nada a ver com aqueles finais felizes (os quais eu detesto) em livros açucarados. O livro termina, na minha opinião, como tem que ser. Não espere o tal do “felizes para sempre”, mas sim, um desfecho que retrata situações as quais cada um de nós podemos viver e uma forma mais tranquila de lidar com essas situações, por mais desastrosas que elas possam ser. Então, é um final feliz, sim, mas, nos ensina que ter finais felizes não significa se livrar de todos os problemas do mundo, mas sim, saber enxergá-los pelo outro lado da moeda.
resenha sobre o romance de bruno miranda azeitona

Fonte: Diário Catarinense
Foto: Rogério Silveira / Divulgação

Recomendo muito a leitura, principalmente ao público que é destinado: adolescentes e jovens adultos, pois traz reflexões muito legais e divertidas sobre a responsabilidade que temos sobre nossas próprias escolhas e as consequências que precisamos enfrentar. Acredito que essa é uma fase na qual descobrimos tudo isso de forma muito abrupta e que ter um livro como esse para nos ajudar a pensar um pouquinho sobre o tema, é bem interessante.
O Bruno me surpreendeu bastante e vejo que todo o amor que ele tem por literatura (ele tinha um canal no youtube onde resenhava livros) é demonstrado inteiramente nesse livro. É uma história muito bem elaborada e inteligente, e com certeza, é a sua porta de entrada no mundo da escrita e espero ansiosamente pelo seu próximo livro. Gargalhei bastante em alguns momentos e esse senso de humor dele é incrível. Recomendo o canal dele também!
Para comprar o livro:
Então é isso. Espero não demorar tanto para o próximo post hihihi. Até mais e bom divertimento!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: