Melhores Amigas – Aquarela

aquarela

Voltei com mais um processo de ilustração em aquarela. Por mais que eu poste pouco por aqui, eu tenho sempre o hábito de fotografar cada etapa do desenho, tendo em mente que um dia vou mostrar pra vocês.

Essas duas meninas, fiz já há algum tempo, no meu sketchbook próprio para aquarela, onde todas as folhas são Montval 300g/m². Fiz resenha dele aqui, é só clicar no link.

Eu tenho fases muito específicas nos meus processos de ilustração. Tem dias que quero fazer os meus bonequinhos “fofinhos”, e eles são sempre a maioria. Mas outras vezes, sinto falta de fazer personagens um pouco mais próximos da realidade.

Como vocês podem ver, cada etapa é a construção de cores sobrepostas, pois a aquarela é uma tinta muito delicada, fluida e transparente, e por isso, é preciso paciência para construir as sombras e a luminosidade do desenho.

O primeiro quadrinho é o esboço, e já no segundo, o desenho foi contornado com caneta nanquim descartável e iniciado o processo de pintura. No início, parece que tá tudo muito mal feito, mas é assim mesmo. Como disse, é necessário pintar aos poucos. No segundo quadrinho, fiz somente a base das cores, para delimitar como seria a pintura final. Depois disso, no terceiro quadrinho, fica mais claro que o processo é de reforço das cores já escolhidas anteriormente, refinando a pintura e trazendo mais detalhes.

aquarela

Abaixo, nos 3 ultimos quadrinhos, os detalhes já começam a aparecer e a pintura vai ficando mais bonita. Algumas pessoas me perguntam como fiz o cabelo da menina loira. Acredito que com essas etapas apresentadas aqui, fique mais fácil de entender como foi feita. Onde é a raiz mais escura, eu coloquei mais sépia e preto, sem arrastar demais, privando as áreas mais claras, que seriam as pontas do cabelo. É preciso dosar a quantidade de água nesse momento, pois se exagerar, o efeito se perde e vira uma cor só.

Na finalização, reforcei o contorno com a caneta nanquim descartável e fiz as áreas iluminadas com caneta em gel branca. aquarela

Eu sou muito preguiçosa pra fazer fundos, então, eu pinto com um amarelo que eu acho super brilhante. Na foto não dá pra ver, mas ele tem um aspecto meio neon. Adoro esse amarelo e ele compõe quase todas as minhas ilustrações xD

aquarela

Acima, com a foto maior, dá pra ver que “maquiei” as mocinhas. Esses sombreados mais delicados, eu gosto de fazer com lápis de cor aquarelável. Os olhos reforcei com caneta nanquim azul e a boca de ambas com nanquim vermelho.

O resultado foi esse. Espero que gostem. Se tiver alguma dúvida, só deixar nos comentários logo aqui embaixo.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Melhores Amigas – Aquarela

  1. Aline Tiemi disse:

    Ameeei Nathi!!
    To planejando um processo de ilustração também, pro próximo post! Hahah beijosss

    Curtir

  2. Liliana disse:

    Impressionante seu desenvolvimento em tão pouco tempo! E que bom que vc adotou as cores! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: