Voltando às origens

cabe

Quis fazer esse post pra mostrar pra vocês como que com o passar do tempo o olhar da gente muda.

Há mais de 5 anos atrás, numa aula de Arte no ensino médio, a buniiiiiita da professora pediu que desenhássemos algo que representasse uma frase de um determinado texto que precisávamos estudar. Se não me engano, estávamos estudando o período Academicista de toda a História da Arte. Aquele, em que os artistas tentavam ao máximo representar a mais perfeita realidade. Se não era isso, profª querida, mil perdões, mas minha cabecinha de idosa não consegue mais lembrar o que você lecionava pra gente. xD

A frase era:

frase

Eu, muito marota, claro que escolhi uma frase fácil. De cara já imaginei o desenho de 3 livros juntos. O resto era só embromar adicionando alguns detalhes pra não ficar tão na cara assim. hahaha

Coloquei um copinho com canetas, uma maçã (simbolizando conhecimento, sabedoria) e um botão de rosa (lembro que nessa época eu tentava a todo custo desenhar flores, e esta segue sendo uma agonia pra mim pois nunca fico satisfeita com o resultado).

blogfoto

Fiquei admiradíssima quando terminei esse desenho, pois nunca tinha feito nada disso antes. Aliás, eu não me lembro muito bem se já havia feito cenas mais complexas assim em épocas mais remotas. Mas esse me trouxe muita emoção haha

2015-09-13 17.04

Passados esses 5 anos, eu olho pra esse desenho e enxergo todos os erros possíveis e impossíveis. A falta de uma perspectiva comum, por exemplo, é o que mais ficou evidente pra mim. Cada figura está em sua própria perspectiva, o que torna a cena um pouco confusa. Já a maçã tá com cara de xoxa. Não comeria ela por nada.

ssss

Isso tudo consigo enxergar hoje em dia, devido à prática e aos estudos de desenho quando fiz faculdade de Design Gráfico. Essa prática é realmente primordial para quem gosta de desenhar, pois aprimora o nosso olhar principalmente quando tentamos usar de técnica mais realista. Pratique!

Peguei meu sketch pequenininho e lindo, da lojinha Entrelacé (farei resenha dos meus sketchs dessa loja aqui) e refiz o desenho consertando aquilo que achei de ruim. Foi mesmo um esboço só para tentar mostrar pra mim mesma que meu desenho havia mudado nesses anos todos.

blog2jsajs

A perspectiva ficou mais certinha, a maçã ficou com uma cara mais bonitinha. A rosa está numa posição mais possível. Antes ela tava mais “em pé” (graças ao erro da perspectiva).

2015-09-13 17.06

É essa questão que quero trazer nesse post. Com o tempo a gente melhora muito. Mas não adianta achar que fazer um desenho um dia e tornar a desenhar meses depois vai adiantar. Não é milagre. É preciso treinar, aprender a enxergar o mundo a nossa volta com mais carinho e atenção (opa! isso vale pra mim que sou apressadinha até demais) e tentar transmitir isso ao papel sem cobranças exageradas que tornem isso penoso.

Desenhar precisa ser um momento bom e de relaxamento. Aproveite cada desenho como sendo uma etapa no seu processo de aperfeiçoamento. Olhe para os desenhos antigos com crítica, porém com afeto. É uma sensação muito boa perceber o quanto estamos crescendo. Tire proveito disso! 🙂

Processed with Moldiv

Que isso sirva de inspiração! Vou tentar trazer mais posts assim por aqui. Gosto de ver essa mudança em outros blogs que leio e achei legal colocar aqui também.

Até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: