Saindo da zona de conforto – moça em aquarela

moçacapa

Caramba… Cês num sabem o quanto que é dolorido pra mim desenhar pessoas com estilo mais “realista”. Coloco a palavra realista entre aspas, pois no caso eu tô longe do realismo propriamente dito, sabe? Aquele que a gente olha e acha que é foto! Nem é minha intenção chegar nesse ponto. Sei que com o tempo a gente vai melhorando, mas esse tipo de realidade não me cobra tanto. Faço meus desenhos de figura humana até sem muito estudo das proporções. São todas no olhômetro, e confesso, saem ligeiramente desproporcionais aos meus olhos. Mas pasmem: não morro por isso.

Resolvi que queria desenhar uma moça de cabeça baixa com flores no alto dos cabelos. Claro… pois quando me vem a inspiração, tem que ser uma inspiração difícil né… ¬¬ Mas enfim, tentei dar o máximo de mim, mesmo com a dispobilidade de apenas UM PINCEL (sim, um pincel, já que os meus outros deixei na casa da minha avó) e uma gama de cores mais restritas por aqui.

esboço

Quando tirei a foto do esboço, já tinha começado a pintar a pele. Só lembrei depois, mas tá valendo! 😉 Comecei pelas partes mais sombreadas da pele. Aproveitei e joguei um pouco de azul no fundo!

quase

E assim vou construindo as camadas. No cabelo eu fiz a primeira camada de marrom e depois fui acrescentando marrom mais escuro nas áreas sombreadas. Fiz com a mesma tinta, somente regulei a quantidade de água (mais claro = mais água, mais escuro = menos água). Depois fui definindo detalhes com caneta nanquim descartável 0,05, pois não tinha nem pincel fino e muito menos tinta preta ou qualquer cor mais escura por aqui. Usei caneta nanquim 0,1 no cabelo, nas flores e em algumas áreas que necessitava um pouco mais de pontinhos escuros.

moçaja

E assim finalizei a pintura no meu sketchbook. Não achei que ficou maravilhoso não… Aliás, minha gente, achei foi bem razoável. Tenho ciência do quanto preciso aprender com aquarela. Mas foi um bom início e foi uma delícia. Vou fazer isso mais vezes e compartilhar aqui! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: